Pontes de Roma “Ponte Sisto”
O Tibre é o principal rio que banha a Cidade Eterna,nesse rio existem várias pontes que conectam várias partes de Roma e que dão à cidade uma visão romântica e sugestiva.
Hoje vamos falar da “Ponte Sisto”.
Ponte Sisto
Ponte Sisto é a primeira ponte da era moderna e foi construída a pedido do Papa Sisto IV della Rovere para comemorar o Jubileu de 1475.
Tinha uma função não apenas ornamental,mas deveria ser um elo entre o bairro de Trastevere e a cidade do Vaticano com outras áreas da cidade.
Composto por quatro arcos de travertino na parte central há um buraco circular decorado com cinco brasões papais.
A pessoa que projetou a ponte e que realmente o pôs as mãos nunca foi identificada,inicialmente,foi pensado no arquiteto Baccio Pontelli,mas essa hipótese foi imediatamente negada,porque Pontelli só chegaria a Roma após sua construção.
Foi em 1877,logo após a unificação da Itália,quando foi decidido devido ao tráfego maciço adicionar duas passarelas suspensas construídas por Angelo Vescovali aos lados da ponte.
Sua estrutura era feita de ferro e ferro fundido e por esse motivo, com o tempo eles foram se deteriorando cada vez mais até serem removidos definitivamente.
Daqui chegamos a 1998,quando após anos de debates,uma comissão encarregada confiou os trabalhos de restauração a Gaetano Miarelli Marani.
Posteriormente a ponte foi equipada com novos parapeitos e as antigas estruturas do século XIX foram eliminadas. As lápides de Sixtus IV foram movidas e substituídas por novos parapeitos.
Localizado na Piazza Trilussa é facilmente acessível com os meios de transportes públicos,aqui estão algumas indicações de como chegar lá.
De ônibus ou bonde conectado a todas as partes da cidade,basta descer na parada de Trastevere.Enquanto se preferir o metrô você pode entrar na linha A e continuar até a estação “Lepanto”. A partir daqui,você precisará fazer um trecho a pé,uma caminhada de cerca de trinta minutos para chegar à ponte.
A área de Ponte Sisto é um destino muito popular na noite de sábado,tanto pelos turistas quanto pelos próprios romanos. É uma excelente alternativa,mesmo para quem não sabe o que fazer na cidade uma simples caminhada nesta área pode ser verdadeiramente regeneradora.