Minha Itália,  Minha vida em Roma

A 77ª Edição do Festival de Cinema de Veneza

Um tapete vermelho de sonho,excelência,máxima atenção aos detalhes,qualidade superior,simbiose perfeita,esta a 77º edição do Festival de Cinema de Veneza.
Uma quermese muito importante o Festival Internacional de Cinema de Veneza é o festival que acontece anualmente no Lido,no histórico Palazzo del Cinema na orla marítima de Marconi e em outros edifícios na cidade lagoa. Tradicionalmente organizado entre o final de agosto e o início de setembro, o Festival de Cinema de Veneza atingiu sua 77ª edição,aqui está a sua história,incluindo curiosidades,filmes emblemáticos,escândalos,prêmios disputados ou mesmo não atribuídos.

Do Troféu Mussolini ao Leão de Ouro: A História Do Festival Do Cinema De Veneza

Primeira entre os festivais de prestígio e segundo acontecimento cinematográfico depois do Oscar,a mostra nasceu em 1932,no âmbito da XVIII Bienal de arte,com o nome de International Film Art Exhibition.

A primeira edição não competitiva decorreu de 6 a 21 de agosto na esplanada do Hotel Excelsior no Lido de Veneza, mas a competição(com a Troféu Mussolini para o melhor filme do festival)já se apresentava na segunda organizada em 1934.

Tornou-se um evento anual no ano seguinte,em 1936,o Festival de Cinema de Veneza viu outra ‘primeira vez’,a do júri internacional.

Capaz de atrair grandes estrelas para a Lagoa nos primeiros anos, a exposição viveu um primeiro período sombrio na década de 1940,com edições caracterizadas por uma atmosfera mais propagandística do que artística,e depois se recuperou em 1947 com o recorde de 90.000 entradas no esplêndido cenário do Palazzo

Na década seguinte,a quermesse veneziana foi um destaque importante para cinemas até então praticamente desconhecidos no Ocidente,como o japonês,e ao mesmo tempo viu o grande retorno do cinema americano.

Na história do evento houve períodos de crise de 1969 a 1972 e em 1979 foi uma mostra não competitiva,enquanto de 1973 a 1978 nem sequer foi organizado no máximo uma seção de ‘cinema’ foi realizada dentro da Bienal.

Os prêmios retornaram apenas em 1980,com vitória ex aequo para ‘Atlantic City, U.S.A.’ e ‘A Summer Night – Gloria’.

Passaram-se 40 anos,hoje o prémio atribuído ao Lido,o Leão de Ouro é considerado um dos mais importantes do ponto de vista da crítica de cinema,como os dos outros dois principais festivais de cinema europeus,A Palmas e o Urso de Ouro em Cannes e o Urso de Ouro em Berlim.

Leão De Ouro,Leão De Prata e o Trofeu Mussolini,Os Prêmios Mia Importante da Exposição Do Cinema De Veneza.

Até 1942, o maior prêmio do festival era o Coppa Mussolini, destinado aos melhores filmes italianos e estrangeiros.

Atualmente,os principais prêmios atribuídos ao final do Festival de Cinema de Veneza são:Leone d’Oro(melhor filme), Leone d’Argento (Grande Prêmio do Júri e Prêmio Especial de Direção)e Trofeu Mussolini (melhor ator e atriz), aos quais outros menores são adicionados.

O Leão de Ouro, claro,lembra o símbolo da cidade de Veneza,o Leão de San Marco,enquanto o Trofeu e destinada aos atores é Giuseppe,presidente da Bienal de Veneza de 1930 a 1943,considerado o ‘pai’ O prêmio de melhor filme levou o nome de Leone d’Oro em 1954. Anteriormente se chamava Leone di San Marco e,nos primeiros anos do pós-guerra, Grande Prêmio Internacional de Veneza.

A Edição 2020

A 77ª edição do Festival de Cinema de Veneza realiza-se no Lido de 2 a 12 de setembro de 2020,com Cate Blanchett a presidir ao júri internacional do evento.
O filme de abertura será ‘Lacci’ de Daniele Luchetti, enquanto ‘Let me go’ de Stefano Mordini será o de encerramento,a honra de apresentar as cerimônias que iniciarão e encerrarão o festival será de Anna Foglietta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *