Coliseu
Arte,  Minha Itália,  Monumentos

Coliseu o Imponente da Cidade Eterna

Este imenso anfiteatro,cujo os restos imponentes permitem ainda admirar o antigo esplendor foi iniciado por Vespasiano em 72 d.C e terminado pelo seu filho Tito em 80.
Domiziano acrescentou os acabamentos em 81,muitos prisioneiros judeus foram usados para a sua construção.O seu verdadeiro nome é Anfiteatro Flávio,foi vulgarmente chamado Coliseu pelas enormes dimensões mas sobretudo pela sua proximidade com o Colosso de Nero.Pode-se dizer que não existe página da história de Roma que não esteja mais ou menos ligada ao Coliseu,que se tornou no próprio símbolo da cidade e da sua vida.
O Coliseu desenvolvia as mesmas funcões de um gigantesco estádio na nossa época ,mas os espetáculos preferidos dos romanos eram os jogos de Circo(lúdico circense),celebrados desde os tempos antigos para alimentar o espirito guerreiro dos romanos,trandformando-se em autênticos espetáculos de massas.
Nasce assim a profissão de gladiador isso esmo porque ser gladiador era uma verdadeira profissão, eram treinados para combateres matando entre si, enquanto feras de todas as espécie aumentava o horror do espetáculo.
Cássio disse que 9000 feras foram mortas durante os cem dias de festas de inauguração do Coliseu.
O grande imperador Constantino e outros seus sucessores tentaram acabar com as lutas entre gladiadores mas os romanos não queriam renunciar aos espetáculos que eram habituados a divertir-se.
No inicio do século V um monge vindo do Oriente de nome Telémaco entrou na arena e tentou meter-se contra os gladiadores dirigindo-se ao povo que acabasse com os espetáculos além de insultado o intruso grande mártires da humanidade foi lapidado, mas daquele momento em diante terminaram os espetáculos.
Quando este anfiteatro se encontrava vo auge da sua gloria com certeza apresentava um espetáculo estupendo e de grandiosidade romana, ainda hoje o Coliseu é o orgulho dessa cidade maravilhosa que amo Roma
Os materiais usados para o construção do anfiteatro e a pedra calcária travertino proveniente da Tivoli,foi abundantemente utilizador no revestimento da fachada exterior e nos anéis concêntricos que sustentava a plateia.O mármore foi utilizado nos esplêndidos acabamentos, nos capitéis,nas estátuas e nos assentos dos setores da primeira fila.Foram usados pelo menos 100.000 metros cúbicos de travertino e mármore .
O tufo foi usado para as fundações e para os muros radiais a argamassa revestia a abóbadas das galerias e das arcadas 300 toneladas de ferro serviram os agrafos.Um infinito número de tijolos foram usados nas paredes intermediárias.


O Coliseu é aberto todos os dias das 08:30 as 19:00
O valor do bilhete é 12€ preço inteiro e 7€ a metade reservado aos cidadões que fazem parte da União Europeia com a idade de 18 a 25 anos.
O bilhete da direito a entrar no Palatino e Foro Romano.
Dentro existe audioguia e guia personalizada,alguns lugares do Colosseo só pode ser entrado com a ajuda de uma guia.
Uma parte da historia que todos nos estudamos que quem tem intensão de visitar a Itália deve conhecer.
Ah! já ia me esquecendo para os que estiverem em Roma no primeiro domingo de cada mês os museus são grátis então aproveitem para entrar grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *