Arte,  Minha Itália

Piazza del Popolo

A Piazza Del Popolo(Praça do Povo) é uma das mais praças mais importantes de Roma,aos pés do Pincio e a entrada da Porta Del Popolo.A origem do nome da praça é incerta,dizem que deriva do latim populus(álamo) pessoas, baseada na tradição que houvesse na área um bosque de álamo pertencentes ao túmulo de Nero que la jazia.
No entanto a noticia histórica e que o Papa PasqualeII construiu uma capela perto das muralhas as custas do povo romano, onde esta agora a Igreja de Santa Maria Del Popolo que do povo era a Virgem e do povo se tornou a praça.
No centro da praça se encontra o Obelisco Flaminio alto 36,5 metros ao contar da base a ponta da cruz este obelisco é um dos mais antigo de Roma.
Ottaviano Augusto trouxe para Roma do Egito o Obelisco Flaminio e o Obelisco de Montecitorio,este obelisco foi construido no tempo dos faraós RamsesII e Merenptan(122O-1232 a.C).
Quando o Obelisco chegou em Roma foi colocado no Circo Maximo.Domenico Fontana mudou o Obelisco ao início da Via Del Corso.
A praça e a sua porta são um excelente exemplo de estradificação arquitetônica, um fenômeno que ocorreu devido as continuas alterações de pontífices que envolviam mudanças e reelaboração de construção e obras rodoviárias.Existem três igrejas na praça.
A mais antiga e a mais importante e a Basilica Santa Maria Del Popolo,ao lado da parte setentrional da praça construída no século XI foi reconstruida por Sisto IV de 1471 a 1484 durante o Renascimento.
No seu interior podemos admirar as obras e pinturas de artistas como Pinturicchio ,Bramante ,Caravaggio ,Carlo Maderno ,Bernini e Rafaello que projetou a Capela da familia Chigi.
Outra igreja muito importante é a Basilica di Santa Maria in Montesanto que foi construída por ordem de Alessandro VII com o arquiteto cavaleiro Rainaldi e Bernini.
Conhecida como a Igreja dos Artistas por realizar funerais de artistas que fizeram história na televisão italiana, artista famoso como Bud Spenser entre outros e apresentadores televisivos tiveram a honra de receberem as ultimas homenagem na igreja gêmea.
A outra igreja é a mais conhecida como a igreja gêmea da Santa Maria in Montesanto e a Santa Maria do Milagre,mas mesmo parecendo que as igrejas são idênticas as duas igrejas são diferentes na sua planificação.
Entre as duas igreja estão os restos de dois monumentos funerários de pirâmides muito parecidas em formas e tamanho a pirâmide de Caio Cestius e a demolida pirâmide do Vaticano,esses dois túmulos da época Augusta foram colocadas como estradas monumentais para o Campo di Marzio função que as duas igrejas tem hoje.
Outras da praça são os dois chafariz(Fontana) a Fontana dei Leoni construídas por Valadier em 1814-1828 feitas ambas de Marmo Travertino que possui um canal de água virgem.
A Fontana dei Leoni è uma escultura representada por Netuno guiando golfinhos com dois tritões.
A outra Fontana é a Deusa Roma projetada por Valdier mas esculpida por Cecarrini a escultura e representada pela Deusa Roma com a figura da Loba que amamenta Romolo e Remo.
Uma praça linda com uma história incrível que precisa ser visitada por quem visitar Roma.
E ai já pensou em vim conhecer este pais maravilhoso e a “Cidade Eterna” o que vocês estão esperando para conhecer a Itália.
Espero vocês por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *