Castagnaccio o doce italiano típico outonal, o doce que aquece o coração
Castagnaccio é um doce italiano “pobre” no verdadeiro sentido da palavra, uma vez difundido nas áreas dos Apeninos, onde as castanhas eram a base do alimento das populações camponesas. Após um período de esquecimento, iniciado no segundo período do pós-guerra e devido ao crescente bem-estar, foi redescoberto e hoje é o protagonista no outono de inúmeros festivais e festas.
De acordo com o que lemos no sobre “As coisas mais notáveis da Itália” parece que o inventor do doce italiano castagnaccio era um “Pilade de Lucca” Lucchese, que era “o primeiro que fez castagnaccio.
É um doce tipicamente outonal obtido por cozimento de uma mistura de farinha de castanha, água, azeite extra-virgem, pinhões e passas no forno.
Variantes locais incluem a adição de outros ingredientes,como alecrim,casca de laranja ou frutas secas.
O acompanhamento ideal para o castagnaccio é a ricota ou mel de castanha com uma boa taça de vinho novo ou vinhos doces como o vin santo.
Varios estados tem a sua receita personalizada e o Lácio não seria diferente na receita da nossa região vai alecrim na sua preparação.
Um doce italiano muito fácil de preparar com alimentos genuínos e muito fácil da encontraram vamos para a receita:
Os ingrediente são:
250 gr de farinha de castanha(a castanha usada para a preparação do marrom glacê)
50 gr de açúcar de cana
20 gr de pinhões tostados
10 gr de nozes
20 gr de uvas passas
15 gr de azeite
400 ml de água
1 ramo de alecrim
Modo de preparar:
Em uma bacia colocar a farinha de castanha o açúcar e aos poucos a água a massa não pode ser muito liquida na massa colocar metade dos pinhões e as uvas secas que foi colocada antes dentro de um copo com um pouco de água para ficar molinha.
Em seguida untar a forma com o azeite e colocar a massa sobra a massa colocar as nozes e o resto dos pinhões e o alecrim e levar ao forno pré-aquecido a 180C° por 40 minutos.
Degustar frio, tenho certeza que agora no inicio do outono brasileiro esse doce será como um abraço.