Curiosidades de Roma,  Minha Itália

Porta Portese a história do Bairro Trasteverino e o mercado.

Foi construído em no mesmo periodo da construção das Muralhas Gianicolenses, uma extensão das Muralhas Leoninas para defender o Janiculum, encomendado pelo Papa Urbano VIII Barberini, substituindo o anterior Porta Portuensis, em 1644, pelo arquitecto Marcantonio De Rossi (pai de Mattia De Rossi), o mesmo que fizera todo o muro de Gianicolense. Na época da inauguração, no entanto,Papa Urbano VIII era já morto e foi Innocenzo X Pamphilj, que impôs o seu brasão na porta.
O aspecto geral é no entanto o de uma porta inacabada com um estilo bem distante dos cânones tradicionais,com nichos vazios nos lados do fórnice,as colunas majestosas que sustentam uma espécie de sacada em vez de um caminho de patrulha ameado e privado,entre outro,das torres laterais clássicas.
Da porta começa a Via Portuense a estrada que leva ao porto da cidade na foz do Tibre,a Ostia,que substituiu o último como um porto de abastecimento para a cidade de Roma.
Com o avanço da linha de mar o Porto foi substituído por Fiumicino.

O Mercado de Porta Portese
Assim nasceu, por volta de 1945 o mercado de “Porta Portese” como um mercado de pulgas,o que é hoje o mais famoso e popular mercado romano não-alimentar,localizado apenas fora da porta,ao longo da Via Portuense e nas imediações até Viale Trastevere.


O mercado continua a ser realizado apenas nas manhãs de domingo, mas ao longo do tempo algumas das barracas converteram os barracos ao longo da estrada em instalações comerciais fixas.
A visita de domingo a Porta Portese ainda é um entretenimento popular amado por romanos e turistas, como evidenciado pela peça de música homônima dos anos setenta pelo compositor Claudio Baglioni.
Nos últimos anos,a imigração estrangeira,cada vez mais numerosa,também atende a Porta Portese com muita intensidade,mesmo como gerentes de barracas em nome dos proprietários italianos.
Como paradigma de mercado, um jornal com o mesmo nome, com anúncios e anúncios gratuitos para Roma e para toda a Lazio, recebeu o nome de Porta Portese

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *