Festas Italianas,  Minha Itália,  Minha vida em Roma

Carnaval de Viareggio

O Carnaval de Viareggio desde 1873 é o festival italiano mais espetacular,testemunho das habilidades artísticas e organizacionais dos italianos no mundo.Desde 1987 a Fundação Carnaval é a organização que organiza o evento.
O primeiro desfile de carruagens decoradas festivamente na histórica Via Regia,no coração da cidade velha é datado de 1873.
Foi a primeira edição do grande espetáculo que hoje é o Carnaval de Viareggio. A idéia de um desfile para celebrar o carnaval floresceu entre os jovens de Viareggio,bem então que frequentavam o café do cassino.Era 24 de fevereiro de 1873 e um desfile foi planejado para o dia seguinte,terça-feira gorda.
A partir desse primeiro dia o Carnaval de Viareggio se desenvolveu como é conhecido hoje um evento espetacular e muito lindo.
A fama do Corso Mascherato em Viareggio cresceu de mãos dadas com o crescimento do tamanho dos carros alegóricos. No final do século,carros alegóricos triunfais apareceram no desfile,monumentos construídos em madeira,gesso e juta,modelados por escultores locais e montados por carpinteiros e ferreiros que trabalhavam em estaleiros no cais. Graças à transferência do circuito de desfiles da Via Regia para a Promenade para o mar no início do século XX,o espetáculo do Carnaval de Viareggio pôde desfrutar de um palco extraordinário mas espaçoso,que estimulava a imaginação e a criatividade dos navios-tanque Master.
Nem mesmo a Primeira Guerra Mundial conseguiu destruir a manifestação,que parou mas depois retomou suas comemorações.

1921,O Ano da Virada

Sem dúvida,o ano 1921 foi o ano decisivo daquela edição é a música oficial, “Taça de Champagne”,virou o hino oficial.O evento começou a se promover através da revista oficial “Viareggio in Mask”, ainda hoje uma testemunha indiscutível.
Também em 1921,pela primeira vez,as máscaras ganharam vida com a música uma banda encontrou um lugar a bordo do vagão intitulado “Tonin di Burio”, que representava a festa de casamento no pátio de uma casa de fazenda.

Movimentos e Papelão

Em 1923 a magia do movimento animava os carros alegóricos.O primeiro a piscar foi o melancólico Pierrot del Giampieri.Mas a verdadeira revolução foi em 1925.Por iniciativa de Antonio D’Arliano e alguns construtores a técnica do papel fundido foi inventada para fazer os vagões conhecidos por todos como papel maché. Esse material extremamente leve e pobre permitiu construções colossais e mais ousadas em cenografia e manuseio. Para anunciar os cursos de máscaras,um cartaz é publicado desde 1926,novo todos os anos.

1930,Nasce Burlamacco
Em 1930, Uberto Bonetti, pintor futurista e artista gráfico,concebeu Burlamacco a máscara simbólica de Viareggio, que no pôster de 1931,contra o pano de fundo dos cais que se projetavam para o mar, apareceu na companhia de Ondina,um símbolo de nadador da temporada de verão.Inspirando-se nas máscaras da Commedia dell’Arte e desenhando-a em uma chave futurista,Bonetti quis resumir na máscara os dois destaques da vida da cidade de Viareggio o verão (com as cores branca e vermelha típicas de guarda-chuvas nas praias nos anos trinta) e o carnaval.

Do Renascimento ao Sucesso

Após a Segunda Guerra Mundial o Carnaval de Viareggio renasceu em 1946.Em 1954, foi escolhido como o grande evento da mídia a merecer a primeira transmissão de televisão ao vivo do lado de fora do recém-nascido Rai.
Quatro anos depois o comentário foi sobre o Eurovisão. Em 1960,com o incendio nos barracões da via Cairoli,onde os carros eram construídos não conseguiu anular o Carnaval,que se mudou por quarenta anos para os hangares na via Marco Polo.
Em 1984,a Loteria Nacional de Viareggio foi combinada com a competição de carros alegóricos de primeira classe e no período de dois anos de 1988 a 1989,na noite de sábado o canal de televisão Rai1,dedicou um programa sobre o Carnaval de Viareggio.Em 2001, foi inaugurada a nova Cidadela do Carnaval,um extraordinário complexo arquitetônico inteiramente dedicado à criação e conservação do Carnaval de Viareggio.Dezesseis oficinas e barracões com vista para a gigantesca praça elíptica arena para grandes shows ao ar livre no verão,em que os construtores forjam suas idéias e intuições.
Carruagens enormes são criadas aqui. Existem dois museus um dedicado à história dos carros alegóricos do carnaval e o outro ao Carnevalotto,uma preciosa coleção de obras de arte de grandes marcas contemporâneas inspiradas no carnaval de Viareggio.

Todos os anos a rede de televisão Rai3 mostra os desfiles na terça feira de cinzas,este ano o tema principal foi a ativista Greta Thunberg,Cristiano Ronaldo e Donald Trump


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *