Férias Italiana,  Minha Itália

Passo Falzárego e o Refugio Lagazuoi nos passos da Grande Guerra Part.1

Hoje vou relatar a nossa segunda excursão a Passo Falzárego ao Refugio Lagazuoi.
Subimos com o teleférico Lagazuoi com uma subida que pode ser feita também a pé uma subida de 2117 m.
A passagem de Falzàrego (`Souogo de Fouzargo em Ampezzo Ladin, 2.109 m de altitude) é uma passagem alpina na região de Veneto, na província de Belluno,que liga o Agordino superior a Cortina d’Ampezzo pela estrada nacional das Dolomitas 48 das principais artérias de comunicação das Dolomitas. Através da passagem de Valparola, que fica imediatamente ao norte,que se conecta com o vale de Badia.
Ele está localizado a poucos quilômetros ao sul da fronteira com o Trentino-Alto Adige, entre o Lagazuoi e Sass de Stria.

Antes de chegar a Passo Falzárego como vós descrevi no post anterior fizemos uma primeira parada para conhecer o Museu da Grande Guerra no Forte Tre Sassi a Cortina d’Ampezzo.
Seguindo nossa viagem chegamos a Passo Falzárego a qual fizemos o caminho a Forcella Lagazuoi.

Chegando encontramos os restos de uma guerra,um dos aspectos mais fascinantes da Grande Guerra foi a vida nas trincheiras e perseguição nas altas montanhas.
Nunca antes batalhas tinham sido travadas em altitudes tão elevadas,eram jovens recrutados em áreas montanhosas,acostumados a se mudar nessas terras para suportar as baixas temperaturas e para obedecer a ordens sem fazer muitas perguntas.
Por mais de dois anos eles permaneceram em combates de alta altitude,transportando materiais,armas,equipamentos, comida e construção de quartéis,emboscadas e sistemas entrincheirados que ainda são capazes de surpreender a todos.


Eu e meu esposo fizemos a metade da trincheira,infelizmente meu esposo estava com um problema no ligamento da tíbia o que foi impossível seguir a caminhada,mesmo fazendo uma hora de caminhada e vendo todo aquele cenário fez com que a minha imaginação tornasse no tempo,no tempo da Grande Guerra.

Nosso amigo e grande guia Marco e sua namorada Váleria fizeram o percurso,mas como o próximo ano iremos retornar faremos o final do percurso.
Estão gostando? Então fiquem ligados porque na segunda parte continua a nossa aventura,pelo caminho da grande guerra.
Até mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *