Cidades Italianas,  Minha Itália

Região Toscana

A Toscana está localizada no centro da Itália e se estende dos Apeninos ao Mar Tirreno.Limita a noroeste com a Ligúria,a norte com Emilia-Romagna,a leste com a Marche e a Úmbria e a sul com a Lazio.
Parte do território regional também é o arquipélago da Toscana,formado por um grupo de sete ilhas principais,das quais a maior é a ilha de Elba,além de algumas menores:
Giglio,Capraia,Montecristo,Gorgona,Pianosa e Giannutri.


Tanto no norte quanto no leste da Toscana estão rodeados pelos Apeninos,mas o território é principalmente montanhoso.
O pico mais alto da região é o Monte Prado (2.054 m),nos Apeninos Toscano-Emiliano em Garfagnana,na fronteira com Emília-Romagna.
O nome da região é muito antigo e deriva do etnônimo usado pelos latinos para definir a terra habitada pelos etruscos,“Etrúria”,depois transformada em “Tuscia” e depois em “Toscana”.

A capital regional é Florença,a cidade mais populosa,bem como o principal centro histórico, político e artístico; as outras capitais provinciais são: Arezzo, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa, Pisa, Pistoia, Prato e Siena.
Todas as belezas artísticas da Toscana lembram não apenas o passado glorioso de nossa região,mas também as histórias e eventos que fizeram da Toscana o berço da civilização e cultura italianas.
Florença reconhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo,encanta seus visitantes com as maravilhas da arquitetura renascentista.

Siena,a cidade do Palio,cujo centro histórico é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, é um exemplo esplêndido da arquitetura medieval.

E então Pisa com a torre inclinada

Lucca com suas muralhas do século XVI

Arezzo e sua tradição do ouro.

A Gastronomia
As origens da culinária regional são camponesas e populares,como é evidente a partir dos ingredientes básicos: pão,espelta(trigo selvagem)e legumes.
Aperitivos típicos são croutons com uma mistura de fígado de galinha e baço,panzanella feita com pão mole e úmido, cebola roxa,manjericão todos temperados com óleo,vinagre e sal e carnes curadas e salame particular aromatizado com erva-doce.

O primeiro prato típico consiste em sopas,incluindo a famosa Ribollita,prato típico “pobre” de origem camponesa,que deriva da sopa típica de pão e legumes ou sopa de feijão,sopa de espelta,pici um tipo de macarrão artesanal parecido com o espaguete,e milho,pappardelle com molho de lebre.


Entre os principais pratos de peixe,Cacciucco é muito difundido(sopa de peixe típica da área de Livorno, composta de diferentes qualidades de peixe, crustáceos e moluscos),juntamente com tainha e bacalhau em Livorno.

Entre os segundos pratos de carne o bife florentino domina estritamente a carne da raça Chianina,frango, pintadas e carne de porco também são muito populares.

As sobremesas típicas são o castagnaccio bolo de farinha de castanha típico das áreas dos Apeninos e o buccellato um pequeno doce de pastelaria cheio de figos secos,passas,amêndoas,casca de laranja e cantucci.

A produção dos vinhos é excelente pela variedade e qualidade: aqui são produzidos os melhores vinhos da Itália, de Chianti a Vino Nobile di Montepulciano, Brunello di Montalcino, Vernaccia di San Gimignano e muitos outros, até Vin santo, um vinho doce e fortificado para ser apreciado junto com cantucci.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *