Eleições na Itália,  Minha Itália,  Minha vida em Roma

Eleição 2020 Administrativa e Referendo Corte dos Parlamentares

Hoje dia 20 e amanhã dia 21 de setembro teremos o “Election Day 2020” as eleiões administrativa e o referendo de cortes parlamentares.

Eleições regionais 2020,urnas abertas com o voto que,em uma espécie de dia de eleições devido à crise sanitária em curso,se funde com o primeiro turno dos cargos administrativos e o referendo sobre o corte de parlamentares
No total,são nove Regiões chamadas a votar neste 2020,Emilia Romagna e Calabria,onde a votação já foi realizada em 26 de janeiro,em seguida,Vêneto, Campânia,Toscana,Liguria,Marche,Puglia e Vale de Aosta, onde a votação está ocorrendo.

Eleições regionais,horários e onde votar:
Em Vêneto,Campânia,Liguria,Toscana,Puglia e Marche,em 2015 foi votado em 31 de maio junto com o primeiro turno da administrativa.A fusão também foi confirmada em 2020 juntamente com a do referendo sobre o corte de parlamentares.

“O decreto lê-se o comunicado oficial do governo em plena emergência do coronvírus,que os órgãos eleitorais regionais com estatuto ordinário cuja renovação está prevista para 2 de agosto de 2020 permaneçam em funções por 5 anos e 3 meses e que as eleições ocorram 60 dias após este termo ou no domingo incluído nos seis dias seguintes ”.

A votação é hoje domingo 20 e segunda-feira 21 de setembro,o horário de abertura das urnas será,das 7:00 as 23:00 e segunda-feira das 7:00 as 15:00.Todos os cidadãos maiores de idade podem votar no referendo,para residentes no estrangeiro (inscritos no AIRE) está prevista votação por correspondência postal enviada pelos respectivos Consulados

A Votação: Referendo corte dos parlamentares e Presidente da Região

Exemplo Cédula Referendo Corte dos Parlamentares
O votação do referendo é com a cédula rosa:por se tratar de um referendo constitucional confirmatório,ao marcar um X no SIM o eleitor expressa a sua intenção de aprovar a lei de redução do número de parlamentares, ao marcar no NÃO em vez disso,exprime o intenção de rejeitar a lei.

Na Itália as eleições ainda são por meio de cédulas eleitorais,não sendo usado o método digital.

A votação para o presidente regional a cédula é azul.O eleitor encontrará no cartão os nomes dos dez candidatos à Presidência da Região acompanhados das respectivas listas provinciais de apoio.Nenhuma lista provincial é indicada para dois dos dez candidatos.

Exemplo Cédula Eleitoral Presidente Regional.

É permitida a votação em separado,ou seja,é possível votar em um candidato a presidente e em uma lista que não seja aquela que o apóia.

A lei regional n. 18/2020 também introduziu a preferência de gênero duplo,ou seja,é possível expressar duas preferências a candidatos de sexos diferentes (caso contrário, a segunda preferência expressa é cancelada). Atenção,porém,os dois candidatos devem estar na mesma lista,portanto não é possível votar em um homem em uma lista e em uma mulher em outra.

Para as eleições para Presidente da Região,não há segundo turno de voto o candidato a presidente que obtiver o maior número de votos válidos na região nos termos do artigo 2.º da Lei Regional 18/2020 é proclamado presidente eleito do conselho regional.

Os diretores a serem eleitos são trinta.

A Abertura das Urnas e Contagens dos Votos.

As operações de abertura das urnas e a contagem terão início a partir das 15 horas de segunda-feira,21 de setembro, primeiro com o referendo,e em seguidá com a contagem das regionais.

Medidas de Segurança Anti-Covid-19
Para proteger a saúde e a segurança dos eleitores e pessoas envolvidas nas atividades de votação e para evitar aglomerações,as seguintes medidas preventivas serão adotadas.

Nas assembleias de voto são fixados cartazes contendo a conduta a ser seguida pelos eleitores.

Em estruturas com pelo menos 5 lugares,os eleitores podem ser convidados a estacionar em áreas especiais ao ar livre,mantendo uma distância de pelo menos um metro,as áreas serão atendidas nos horários de maior afluência por Voluntários da Proteção Civil.

Na entrada o eleitor deve usar máscara e higienizar as mãos com os gel disponibilizados. Os sinais horizontais / verticais indicam as rotas a seguir e durante os dias de votação,é programada a limpeza periódica das salas de cada seção e das cabinas de votação etc.

Antes de acessar sua seção de votação o eleitor deve repetir a operação de higienização das mãos,o eleitor é convidado,a manter uma distância de pelo menos dois metros dos mesarios,a abaixar a máscara pelo tempo necessário para realizar a identificação o eleitor,este ano,vai o eleitor inserirá as cédulas diretamente na urna e, ao sair da mesa,será convidado para outra higienização

Quais Documentos Usar no Dia da Votação
O eleitor deve apresentar-se no local de votocão com o Título Eleitoral e um documento de identificação,os documentos de identidade devem ter validade até 31 de dezembro de 2020. Em caso de necessidade de perda o eleitor poderá obter um novo título dirigindo-se à sede do próprio Município.

Na Itália o voto não é obrigatorio como para nos brasileiros,mas hoje pela manhã vi um grande compareciment de eleitores as urnas na escola onde eu voto.

O voto é um dever e um direito do cidadão,como eu sempre exerci meu papel no Brasil aqui na Itália não seria diferente.Em Roma estamos votando somente o referendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *