Vittoriano o Altar da Patria
O imponente monumento de Roma chamado Vittoriano o Altar da Patria (Altare della Patria) leva o nome do rei Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália.
A obra foi construída pelo filho do rei Vittorio Emanuele III em homenageasse seu a pai,fazendo com que o rei fosse conhecido como o “Pai da Pátria” e com ele reconhecendo o significado de toda a temporada de lutas que representavam o Risorgimento.
O rei Vittorio Emanuele II morreu em 1878 e foi em 1880 que os primeiros projetos para a construção do monumento foram realizados.
No entanto será em 1882 que é instituído um concurso apenas para designers italianos a fim de criar um trabalho que siga certas características.
Deveria estar alinhado com a Via del Corso estar localizado na parte norte do Campidoglio e ter uma estatua de bronze do rei a cavalo,relatar cerca de 30 metros de largura e 29 metros de altura e outras indicações detalhadas.
O vencedor da competição foi Giovanni Sacconi, arquiteto da região de Marche.
O Vittoriano de Roma foi inaugurado em 4 de junho de 1911 por Vittorio Emanuele III. Durante a Exposição Universal, então, esse momento tópico foi inserido que também comemorou os primeiros cinquenta anos da Itália Unida.
Em 1921,sob a estátua da Deusa Roma,foi colocada no centro do monumento o corpo do “Soldado Desconhecido” foi enterrado em memória dos muitos soldados que morreram na guerra e cujos nomes e local do enterro são desconhecidos.
As decorações que adornam o Vittoriano são estátuas, quadrigas,figuras aladas,plantas seus significados são símbolos de repeito que se referem àqueles que são considerados os valores do povo italiano:força,lei,ação, sacrifício, pensamento e harmonia.
O Vittoriano em Roma é aberto a visitantes e costuma abrigar coleções de arte e história.
Além das coleções de obras de arte o terraço do Vittoriano tem uma vista maravilhosa que vale a pena ser vista.