Arte,  Minha Itália,  Minha vida em Roma

700 Anos da Morte de “Dante Alighieri”

Hoje é um dia muito importante é o aniversário da morte de “Dante Alighieri”

Quem era Dante Alighieri?

Dante Alighieri(Florença 1265-Ravenna 1321)poeta,político e estudioso de filosofia e teologia,representa toda uma cultura,isto é aquela que vinha formando a partir do século XII qundo como base em novos conheciments vindo do mundo grego-bizantino e árabe o Ocidente latino adquiriu,não sem reelaboração originais,um saber até então desconhecido.

Sua atividade artística,pela qual é considerado o Pai da Língua Italiana,vai desde a produção poética,como as Rimas,até a filosófica,como o Convivio e o Quaestio de Aqua et Terra do tratado politico,como De Monarchia ao linguístico-literário,como De Vulgari Eloquentia.

Mas a obra que entregou Dante a uma fama eterna é A Divina Comédia,ou seja a descrição da viagem que ele teria feito nos três reinos da vida após a morte;com ela o poeta deixou de fato uma marca indelével no imaginário coletivo ao longo dos séculos em relação ao estado das almas do Inferno,do Purgátorio e do Paraíso.

Tanto o homem Dante quanto sua obra estão intimammente ligados aos acontecimentos da sua vida:
O encontro e a morte prematura de Beatriz a desgraça política do exílio de Florença,a expectativa de uma renovação política e social representam aqueles nós temáticos sem os quais ela não é possível entender a figura de Alighieri.

Mas não é apenas o desejo da mulher amada e da própria cidade,ambas perdidas,que orienta a atividade poética e literária de Dante,diante da situação política de seu tempo e do estado de corrupção em que se encontrava a Igreja Romana.

Em luta contínua com o poder temporal o poeta florentino pode ser considerado uma as vozes mais importante que estigmatizou sua época entre os séculos XIII e XIV

E mais,Dante pode ser considerado um “Autor Universal“isso se deve ao fato de que ele não falou apenas à sua própria geração,mas a toda a humanidade para que esta hoje como entáo possa empreender um caminho de redenção,e é por isso que a sua “A Divina Comédia,traduzida em múltiplas linguas estrangeiras,continuando a ser um texto poético mais lido,estudado e comentado em todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *