Cuba Um Rico Pobre Pais
Cuba é um estado insular do Caribe sob o regime comunista.
Três dias antes de viajar para Cuba fiz uma viajem em Austria o primeiro pais comunista europeu e vi o contraste de um pais rico mas comunista e fiquei muito feliz quando me apareceu a oportunidade de conhecer Cuba.O choque que tive em chegar a Cuba fez eu ver as duas faces da moeda.
Cheguei ao aeroporto da cidade de Havana as 20:30 do dia 24 de dezembro e a surpresa foi grande,parecia que eu tinha entrado em um avião e passado dentro de um túnel do tempo que me fez voltar em 1960
Uma viajem interessante que já no trajeto ao aeroporto me mostrou uma Cuba cheia de segredos,tudo o que vou relatar no meu relato de viajem foi a Cuba que conheci.
Não festejamos o Natal porque o cansaço era mais forte que as festas que não víamos a hora de tomar banho e cair na cama.
No dia seguinte as oito da manhã já estávamos degustando um ótimo café da manhã e as nove com muita calma eramos prontos para turistar por Cuba mas nada melhor que um cubano para nos guiar nessa maravilhosa aventura.
Fomos trocar um pouco de dinheiros e nos trocamos em Cuc que é a moeda usada pelos turistas,mas eles também possuem uma outra moeda o Cup que é usado pelos cubanos,exemplo 1 Cuc e = a 25 Cup
Enfim fui conhecer a Habana Vieja que é um patrimonio da Unesco com seus monumentos alguns preservados e outros que não consegui entender como ainda conseguem estarem de pé.
Plaza de La Catedral
Esta é a praça mais famosa de Havana e, dizem eles,uma das mais harmoniosas da América Latina. É uma das praças mais ricas da história e da arte.
A Plaza de La Catedral é a mais uniforme das quatro principais praças coloniais de Havana Vieja.
A praça leva o nome da barroca Catedral de La Habana, que domina a praça,aqui no passado as cinzas de Cristóvão Colombo foram preservadas,mais tarde trazidas de volta à Espanha quando Cuba venceu a guerra da independência em 1899. A construção foi concluída pelos franciscanos em 1777.
Esta praça é um autêntico museu barroco,pois todos os edifícios encontrados lá incluindo La Catedral,datam do século XVIII.
As ruas Empedrado e San Ignacio convergem nesta praça.
A Catedral de San Cristóbal de La Habana dominada por suas duas torres irregulares e com uma fachada barroca projetada pelo arquiteto italiano Francesco Borromini.
No lado oposto da catedral fica o Museu de Arte Colonial,onde são exibidos móveis,porcelana, lustres e uma coleção exclusiva de vidro colorido.
O Palácio dos Marqueses de Arcos fica de lado, construído no século XVIII, hoje abriga uma galeria de arte onde você pode comprar artesanato e gravuras.
O Palácio dos Marqueses de Águas Claras encontra-se no lado oposto da praça que remonta à segunda metade do século XVIII,onde atualmente existe o famoso restaurante El Patio,com mesas no pátio interno e diretamente na esplêndida praça.
O Centro de Arte Contemporânea está localizado no canto noroeste da praça e apresenta exposições de arte por ocasião da Bienal Art de Havana.
Na mesma praça encontramos a estatua de Antonio Gades,pseudônimo de Antonio Esteve Ródenas,dançarino espanhol, coreógrafo e político,um dos principais intérpretes de flamenco no século XX.
Seus trabalhos mais conhecidos são apresentações de dança baseadas em Carmen de Prosper Mérimée,Bodas de Sangre, casamento de sangue de Federico García Lorca e uma adaptação da peça de Amor de Manuel de Falla,El Amor Brujo.
A fama desses trabalhos foi alcançada principalmente graças às adaptações cinematográficas do diretor Carlos Saura, em colaboração com a dançarina Cristina Hoyos.
Gades também foi fundador em 1978 e diretor artístico do Ballet Nacional de Espanha.
Comunista declarado,ele era um militante e membro do Comitê Central do Partido Comunista dos Povos da Espanha.
Ele morreu em Madri após uma longa batalha contra o câncer.Poucas semanas antes de sua morte,ele recebeu a Ordem de José Martí,uma das maiores honras de Cuba,pelo líder cubano Fidel Castro.
Suas cinzas são depositadas desde 2004 no Mausoléu da Segunda Frente Oriental Frank País,um cemitério monumental de combatentes revolucionários,localizado nas montanhas da região cubana orienta
A Bodeguita del Medio
Localizado em uma das ruas do bairro histórico da Praça da Catedral,a Bodeguita del Medio é um dos lugares mais famosos,pitorescos e bonitos de Havana.
É uma parada fixa para todos os turistas que visitam a cidade.
Este também é o lugar onde o escritor Ernest Hemingway adorava tomar o seu MOJITO.
O poeta afirmou que ninguém sabia como preparar os ingredientes deste coquetel,bem como os barmen deste bar.
Pensou que nossa viagem acabou por aqui,espero vocês na segunda parte da nossa aventura