Férias Italiana,  Minha Itália

Festa de Ferragosto

À mera audição da palavra Ferragosto,faz com que muitos italianos começam a viajar com suas mente entre viagens de um dia e mergulhos no mar.
Dia 15 de agosto é de fato associado com feriados,um dia perfeito para se divertir em pleno clima de verão. O feriado tornou-se um símbolo de piqueniques ou mini viagens e o significado religioso é muitas vezes esquecido.
O que é comemorado em agosto? Deixe-nos dizer imediatamente que o festival tem origens muito antigas e deriva do Feriae Augusti da Roma Antiga.
Posteriormente, foi incorporado à tradição católica,assumindo gradualmente suas características atuais.

Qual a origem da festa??

Vamos começar com o nome,o termo deriva de Feriae Augusti. Em 27 a.C o Senado conferiu o título de Augusto a Ottaviano e em 18 a.C o imperador decidiu declarar todo o mês de agosto como feriado (Feriae Augusti,de fato,os feriados de agosto).
O mês, batizado em homenagem ao imperador,já incluía uma série de festivais religiosos,dos quais o mais importante era a festa de Diana, que ocorreu no dia 13 de agosto.
Durante todo o mês houve momentos de descanso (Augustali) e celebrações originadas principalmente da Consualia, festas que celebravam o fim do trabalho agrícola em homenagem ao Conso, deus da terra e da fertilidade.
Em 21 a.C as festas religiosas do mês e as demais foram incorporadas sob uma única celebração, a Feriae Augustales.
Corridas de cavalos eram organizadas e animais de tração, como bois,jumentos e mulas, aguardavam para serem enfeitados com flores de coroas de flores.
Os trabalhadores deram seus melhores aos seus patrões e em troca,receberam uma gorjetas.

Ferragosto Religioso como é celebrado?

No século VII, o festival foi incorporado à religião católica.A Igreja,como prevíamos anteriormente,fez 15 de agosto coincidir com a Assunção de Maria,mudando a data para 15 de agosto.
Segundo a tradição,Maria,tendo concluído seus dias na Terra, foi levada ao Céu tanto com o corpo como com a alma.
No entanto,as características atuais de Ferragosto foram institucionalizadas durante o período fascista.
De fato, o regime organizou na festividade viagens de um dia e festas através da Obra Nacional dos Trabalhadores. As viagens também aconteceram graças aos populares Trens Ferragosto, que ofereciam a possibilidade de viajar com descontos.
Deste modo,muitas pessoas viajavam para o mar ou a montanha pela primeira vez e daqui nasceu a tradição de um almoço empacotado,desde que a viagem não incluiu a comida.
Com o tempo a tradição foi mudando com a exigência das famílias no periodo de 10 a 25 de agosto a maior parte das lojas fecham para festas as famílias viajam com os seus ou para o tão merecido repouso,alguns vão para as praias e outros preferem a montanha,os que ficam na cidade fazem os famosos piqueniques nos parques romanos não esquecendo de comer uma maravilhosa melancia simbolo de ferragosto,visitas aos museus,outros vão as praias pertos da cidade e outro vão almoçar e visitar as cidades pertos de Roma.
Ferragosto e a festa que fecha o periodo do verão aqui na Itália porque a primeira semana todos retornam a Roma e ai sim se inicia o ano.

Amo esse periodo porque a cidade está vazia ótimo para curtir a cidade e fazer lindas fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *