Arte,  Minha Itália,  Monumentos

Fonte de Trevi “Fontana de Trevi”

Se perguntamos a qualquer pessoa em todo mundo qual e a fonte mais famoso ao mundo penso que a resposta estará na ponta da língua a “Fontana de Trevi,isso mostra que quando um estrangeiro chega a Roma o seu primeiro pensamento depois de ir no Coliseu é ir a Fontana de Trevi.
Lógico o primeiro pensamento é jogar uma moeda de costas porque diz a lenda que bebendo desta água eou jogando uma moeda para a fonte o visitante regressará em breve a “Cidade Eterna”.
Mas a lenda que amo e que acho muito romântica é a que foi até o nome de um filme de 1954 “Três Moedas na Fonte”
a qual a relatava que:
A primeira moeda: Terás um regresso a Roma
A segunda moeda: Irás se apaixonar por um italiano.
E a terceira:Irás casar com o seu italiano.
Mas vamos por etapas, a “Fonte de Trevi” e a fonte mais conhecida mundialmente quem assistiu o filme a “La Dolce Vita”de Federico Felini com Marcelo Mastroianni e Anita Ekeberg com certeza ira lembras a cena de Anita que diz a famosa frase “Marcello Come Here” sempre se perguntou ou se colocou no lugar de Anita dentro da fonte.
Vamos deixar uma coisa muito clara nunca tente reproduzir a cena de Anita na fonte pois você poderá receber uma multa muito salgada no valor de 450€(1850R$) muito salgada.
O ano passado muitos turistas realizaram a reprodução e receberam uma multa, lembrando que essa obra faz parte de um patrimônio e como tal deve ser respeitada.
A fonte foi realizada pelo arquiteto Salvi(1735),sob o pontificado de Clemente XII,que concluiu o trabalho iniciado um século antes em 1641,por Berini.
Entre os relevos que decoram a fachada recordamos aquele a direita, representando a lenda segundo o qual o soldado de Agrippa que encontrando-se no campo junto a via Collatina,procurando água encontraram algumas crianças que lhe mostrou a nascente desta água puríssima e dai o seu nome “Virgem”
O tema principal das decorações e estátuas do monumento é o mar.A fonte esta localizada em uma grande piscina retangular com bordas arredondadas.
Nos lados,há uma passarela que corre de lado a lado fruto de uma ideia de Salvi para compensar a diferença do nível entre os dois lados da praça.
A parte inferior do palácio, ao pé da qual fica a fonte é ocupada por um pescando rochoso.No centro deste último pode-se admirar a estátua de Oceano,obra de Pietro Bracci,mas baseada em um projeto de Gian Battista Maini.
No centro da fachada desponta a estatua de Oceano colocada numa carruagem em forma de concha puxada por dois cavalos alados.Em 1991,foram efetuados restauros importantes que devolveram a fonte o seu esplendor original.
No lado esquerdo da fonte, nas rochas do parapeito é possível observar um vaso de travertino.
Parece que Salvi o havia colocado naquele lugar para cobrir a visão do trabalho de um barbeiro que tinha sua própria loja bem em frente dela.A tradição diz que o barbeiro criticou muito o trabalho realizado para a construção do monumento.Salvi portanto parece ter concebido esta decoração para que o homem observasse o progresso do trabalho
Até o ano passado todas as moedas jogadas pelos turista eram doadas para a “Caritas” que faz parte do Vaticano,mas o Prefeito de Roma Virginia Raggi da dezembro terminou a colaboração com a Caritas sendo assim as moedas indo para os cofres públicos para a manutenção dos patrimônios culturais.
O bairro onde fica a Fonte de Trevi fica no centro é uma travessa da Via Del Cosro via principal plena de lojas muito turística e fica na Piazza di Trevi 00187,Roma, próximo a Piazza di Spagna,Piazza Venezia e Piazza Del Popolo

Visitar Roma è não visitar a “Fontana de Trevi” e como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o “Cristo Redentor”,então lembrem-se a primeira etapa è Fonte de Trevi a mágica fonte quem sabe podes encontra um moroso como eu e quem já tem o moroso pode sempre voltar com ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *