Festas Italianas,  Minha Itália,  Minha vida em Roma

2 de Junho “Festa da Republica Italiana”

O Dia da República Italiana é um dia comemorativo nacional da Itália,estabelecido para comemorar o nascimento da República Italiana.
É comemorado todos os anos em 2 de junho,data do referendo institucional de 1946,bem como o aniversário da morte de Giuseppe Garibaldi,com a principal festa ocorrendo em Roma,realizado o referendo com o qual os italianos,após 85 anos de reinado da dinastia Savoy (incluindo 20 da ditadura fascista,durante Segunda Guerra Mundial),escolheu fazer da Itália uma República Constitucional,abolindo a monarquia.
O Dia da República Italiana é um dos símbolos patri italianos.
A cerimónia do evento organizado em Roma inclui a deposição de uma coroa de louros em homenagem ao Soldado Desconhecido no Altare della Patria pelo Presidente da República Italiana e uma parada militar ao longo da Via Fori Imperiali.

No entanto, um dos momentos mais espetaculares do desfile continua sendo o da performance do Frecce Tricolori,dez aviões,nove dos quais estão em formação e um solista,que constituem a patrulha acrobática mais numerosa do mundo.
O protocolo tradicional prevê que as celebrações continuem à tarde com a abertura ao público dos jardins do palácio Quirinale, sede da Presidência da República Italiana, com concertos das bandas do exército italiano, da marinha italiana, da força aérea italiana , o Corpo de Carabinieri, a Polícia Estadual, a Guardia di Finanza, o Corpo Penitenciário de Polícia e o Corpo Estadual de Florestas.

A festa da Republica e o COVID-19

É claro que em 2020 a emergência de saúde causada pela epidemia do COVID-19 condicionou fortemente os protocolos tradicionais,mudando,pelo menos para este ano a face do partido,nenhum desfile na frente da multidão e cerimônias reduzidas ao mínimo.
De fato o Presidente da República,Sergio Mattarella,depois de ter posto a coroa comemorativa no Altare della Patria,como de costume,irá à Lombardia visitar a comunidade de Codogno,a cidade de Lodigiano que foi afetada pela infecção.
No dia primeiro de junho,Mattarella comparecerá a comemoração em memória das vítimas de coronavírus. Nesta ocasião, a orquestra do Teatro dell’Opera di Roma,conduzida por Daniele Gatti,se apresentará e o evento será transmitido ao vivo pela rede televisiva Rai1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *