Grande Guerra
Férias Italiana,  Minha Itália

Passo Falzárego e o Refúgio Lagazuoi nos passos da Grande Guerra Part.2

Um pequeno resumo do inicio da “Grande Guerra” os arautos para a surgimento da Primeira Guerra Mundial foram identificados em 28 de junho de 1914, quando um irredentista bósnio,Gavrilo Principe, tentou a vida do arquiduque da Áustria-Hungria Francesco Ferdinando e sua esposa, que haviam visitado Sarajevo, por ocasião de um desfile militar.
Durante este ataque, os dois consortes morreram.
A situação tornou-se incandescente e a Áustria-Hungria solicitou investigações precisas em território sérvio,dando à Sérvia um ultimato. Diante da recusa da Sérvia em investigar em território nacional,em 28 de julho de 1914 a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, contando com o apoio no curso do conflito da Alemanha.
Duas alianças foram afirmadas que marcaram o destino do conflito:a Tríplice Aliança entre a Áustria, a Alemanha e a Itália(que, no entanto, decidiram se declarar neutras)e a Tríplice Entente entre a França, a Grã-Bretanha e a Rússia.
O conflito terminou em 1918 com tratados de paz.
Desenvolvimento da guerra,inicialmente a Itália tentou abordagens diplomáticas com a Áustria,para obter as terras de Trentino e da Venezia mas a Áustria recusou.
Em 1915 acordos secretos foram concluídos com o acordo (pacto de Londres) que previa que, em caso de vitória,a Itália obteria as terras não resgatadas e os territórios balcânicos de Ístria (excluindo o rio) e Dalmácia.
O general Cadorna, na frente italiana, tentou romper as linhas austríacas ao longo do rio Isonzo, mas não obteve resultados satisfatórios,como resultado,a Áustria fez a contra-ofensiva,a chamada “Expedição Punitiva” contra o antigo aliado,culpado de traição. .
Em 1917,os austríacos passam por Caporetto (“derrota de Caporetto”) e o exército italiano é forçado a se retirar para o Piave. Enquanto isso, a marinha britânica implementou um bloqueio naval destinado a derrubar a economia alemã.
A Alemanha,em resposta,realizou a guerra submarina,com a qual os submarinos alemães atacaram navios de qualquer nacionalidade que se aproximasse das costas inglesas.
O Lusitania,um transatlântico americano, também está afundando e isso provocou a decisão do presidente Wilson de ir à guerra contra a Áustria.
Nesse período, entretanto, um clima de desconfiança se espalhava em todos os exércitos,havia muitas deserções, fugas,confraternizações com inimigos,automutilação.
O medo de ser morto e a recusa de matar foram criados nas mentes dos exércitos.
O general Cadorna foi substituído por Diaz,que conseguiu superar a crise, estabelecendo um relacionamento mais aberto com as tropas,prometendo vantagens e distribuição de terras.
Em 1918, o exército italiano transformou os austríacos em Vittorio Veneto e,em 4 de novembro de 1918,a Áustria assinou o armistício e,após alguns dias,a Alemanha o assinou,concluindo o conflito.


A “Grande Guerra” uma parte da história mundial,espero vocês para a terceira e última parte da nossa aventura no caminho da “Grande Guerra”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *