Curiosidades de Roma,  Minha Itália,  Minha vida em Roma

Cemitério Monumental de Campo Verano a Roma

O Cemitério Monumental Municipal Campo Verano,popularmente conhecido como “Verano”,está localizado no bairro Tiburtino,adjacente à Basílica de San Lorenzo Fora dos Muros,em Roma.
Deve o nome “Verano” ao antigo campo da rica família Verani,senatoria na época da república romana.
O cemitério monumental de Verano é um cemitério há pelo menos vinte séculos,como evidenciado pela existência de uma necrópole romana as chamadas Catacumbas de Santa Ciriaca.
Fundada ao longo da estrada consular Tiburtina durante o reinado napoleônico de 1805-1814,em deferência ao edito de Saint Cloud de 1804 que impunha enterros fora dos muros da cidade.
O projeto foi confiado a Giuseppe Valadier entre 1807 e 1812.
Consagrados em 1835,os trabalhos continuaram com os pontificados de Gregório XVI e Pio IX,sob a direção de Virginio Vespignani.
A construção do cemitério continuou mesmo após o advento da capital Roma (1870-1871),incorporando parcelas importantes como,por exemplo,Villa Mancini,onde fica a área de Pincetto.
A entrada principal com três arcos tornados imponentes pela presença de quatro grandes estátuas representando Meditação,Esperança,Caridade e Silêncio, precede um grande pórtico de quatro lados,de Vespignani,concluído em 1880.
A configuração atual é posterior ao bombardeio do bairro de San Lorenzo (19 de julho de 1943),no qual o Verano sofreu grandes danos localizados em três áreas,na entrada monumental com o Quadriporticus e o Pincetto,os escritórios de administração e a área em frente ao Santuário Militares.
O Cemitério Monumental de Verano,com sua herança de obras de arte,constitui um museu ao ar livre que não tem igual em termos de quantidade e particularidade dos depoimento um valor inestimável do ponto de vista histórico, artístico e cultural.
O cemitério monumental de Verano cobre uma área de aproximadamente 83 hectares.
Conhecer o cemitério Verano é como conhecer um museu ao ar livre,cada itinerário é estudado a partir de um tema principal que dá origem a uma história fascinante sobre uma era histórica específica e os personagens que a caracterizaram,uma jornada de volta no tempo a uma nação iterativa

Roma e a Grande Guerra
O itinerário dedicado ao primeiro grande conflito mundial serpenteia por várias etapas,com uma visita aos monumentos que contam a história do evento dramático que também afetou a Itália.
Aqui encontramos os túmulos de Garibaldi, Buozzi e Bissolati, todos personagens emblemáticos do período histórico, mas também muitos túmulos de soldados comuns que caíram no conflito. La Scogliera del Monte é o ponto do cemitério onde há um monumento coletivo em homenagem a todos os desaparecidos da guerra.

Os Literatos
Uma visita guiada que representa uma jornada pela literatura italiana. De fato, muitas personalidades ilustres viveram em várias épocas e foram enterradas aqui: Grazia Deledda, a única mulher de nacionalidade italiana a receber o Prêmio Nobel de literatura, o escritor e dramaturgo Alberto Moravia,o poeta Sibilla Aleramo,Gianni Rodari,Giuseppe Ungaretti,Giuseppe Gioacchino Belli e Trillusa autores de muitos sonetos romanos,Eduardo De Filippo diretor e ator inesquecível


Grandes Mulheres
Descobrir os monumentos dedicados ao papel das mulheres e os túmulos das figuras femininas,que desempenharam um papel fundamental na história dos séculos XIX e XX,especialmente no mundo artístico,literário,político e social.De fato no Verano é sepultado com Maria Montessori e Erminia Fusinato,grandes educadoras a diva da ópera Claudia Muzio a escritora Grazia Deledda e algumas mulheres que se tornaram conhecidas por sua paixão política,como Sara Nathan, a ativista Mazzinian e Rosalia Montmasson a única mulher a participar da expedição dos mil.


Histórias de Cinema e Entretenimento
O cemitério de Verano abriga os túmulos de muitos personagens que representaram cinema, teatro e entretenimento na Itália e no mundo. Esse caminho gira em torno da descoberta de grandes personalidades, de Anna Magnani a Alida Valli, de Roberto Rossellini a Vittorio De Sica,Nino Manfredi, de Ferruccio Amendola a Vittorio Gassmann e Alberto Sordi.


Se visitares Roma não deixem de visitar o Cemiterio Verano.Infelizmente Informamos que em conformidade com as disposições do Decreto do Primeiro Ministro (art. 1 do Decreto Ministerial de 4 de março de 2020 )que “Medidas para combater e conter a propagação do vírus COVID-19 em todo o território nacional”,os eventos culturais no cemitério monumental do Verano estão atualmente suspensos e adiados para uma data posterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *