Curiosidades de Roma,  Minha Itália,  Minha vida em Roma

Catacumbas de São Calisto

As catacumbas de São Calisto estão entre as maiores e mais antigas da capital,onde dezenas de mártires,muitos cristãos e 16 papas foram enterrados,mas antes de falar onde esta localizada vamos a sua história
As catacumbas de São Calisto foram construídas por volta do final do século II e receberam o nome do diácono Calisto,que foi contratado pelo papa S.Zefirino para administrar a estrutura.
Era uma área sepulcral administrada pela Igreja.
Depois que ele se tornou papa,Calisto cuidou da expansão de toda a área durante o terceiro século,dezesseis papas romanos foram enterrados,dos quais deriva o nome da Cripta dos Papas.
Uma escadaria difícil leva à catacumba e atravessando a Cripta dos Papas,você entra na cavidade onde foi encontrada a famosa tumba de Santa Cecília.
As paredes são decoradas com afrescos que datam do século V e VI nos quais a Santa é retratada expressando suas orações.
Era 821 d.C quando o Papa Pasquale I decidiu remover o sarcófago do mártir para transferi-lo para a igreja homônima localizada em Trastevere.
Descendo a escadaria você chegará a um ossuário que atinge 4 metros de altura,continuando ao longo da galeria,você encontrará o sarcófago do Papa Miltiades até chegar às Criptas de Lucina, onde são guardadas as relíquias do Papa Cornelius.
Este sepulcro é decorado com pinturas de estilo bizantino e nas proximidades há dois afrescos que retratam um, o “Bom Pastor e a pessoa que ora” e os outros dois peixes com duas cestas de pão e vinho no centro,
O simbolismo que eles contêm é aquele ligado à comida eucarística.
Eles estão incluídos em um complexo de cemitérios que se estende por 15 hectares e possuem uma rede de túneis que atinge 20 quilômetros de comprimento e uma profundidade de mais de 20 metros.
Está localizada na Via Appia Antica,em Roma,uma área amplamente conectada pelo transporte público. Chegar é muito simples;com o metrô A você pode chegar à parada “S. Giovanni in Laterano” e de lá continuar de ônibus até “Fosse Ardeatine”.
Com o metrô B,você pode descer na “Terme Caracalla / Porta Catena” e depois pegar o ônibus que o leva diretamente à parada “Catacombe di San Callisto”.
Um local interessante que não pode ser deixado de lado no seu itinerario de viagem por Roma.

Bilhete completo – 8€
Bilhete reduzido – 5€
Menores de 7 a 16 anos
Grupos constituídos por estudantes pertencentes a escolas e institutos de primeiro e segundo grau
Estudantes de arqueologia,arquitetura,história da arte e patrimônio cultural até 25 anos de idade,que se apresentam com certificação adequada
Padres,religiosos,seminaristas e noviços que se apresentam com a certificação adequada

Bilhete grátis
Crianças até 6 anos
Pessoas com deficiência e possível acompanhante
Alunos do Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã
Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora
Professores,professores e catequistas que acompanham grupos(um grátis para cada 15 visitantes pagantes)
2 entradas gratuitas para grupos,compostas por pelo menos 35 pessoas,que compram a passagem completa
Guias turísticos com um cartão de identificação válido
Estudiosos que documentando o assunto de sua pesquisa,fazem um pedido específico à Comissão Pontifícia de Arqueologia Sagrada

Formas de pagamento aceitas:
Dinheiro
Cartões de crédito/débito (CartaSì, Bancomat, Mastercard, Visa, Diners)
Online via PayPal

Endereço:Via Appia Antica, 110/126,Roma
Bairro Appio Latino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *