Minha Itália,  Primeiros Pratos

Rigatoni Alla Pajata a especialidade Romana

Pajata (em romanesco) ou pagliata (em italiano) é o termo usado para identificar o intestino delgado do bezerro de leite ou de boi, que é usado sobretudo para a preparação de um prato típico de massa, o rigatoni com pajata , para o qual a segunda seção do intestino delgado é usada,lembro a primeira vez que comi a pajata,foi em um restaurante na Via della Lungaretta o dono do restaurante conhece a família do meu esposo desde a infância,pois meus sogros são transteverino doc é sabendo que eu era brasileira me propôs este prato,lembro da cara que fez meu esposo,ele nem perguntou se eu gostava e foi dando a resposta por mim,não ela não gosta,eu nem sabia o que era,e mesmo assim o dono me trouxe.
Experimentei e cada garfada que eu dava mais eu achava uma delicia,depois que terminei de comer meu esposo sem eufemismo me diz: “é o intestino onde passa a m….do bezerro”.
Mas nem pensei era lavada higienizada e estava uma delicia e foi assi que connheci essa expecialidade romana.
Mas vamos deixar de blá blá blá e vamos para a receita.

Igredientes:
800 gramas de intestino delgado de bezerro ou boi
400 gr de rigatoni
750 ml de purê de tomate
1 cebola pequena
1 talo de aipo ou salsão
1 copo de vinho branco
Azeite extra-virgem (ou 50 gramas de banha, como manda a tradição)
Queijo Pecorino
Pimenta Calabresa
Sal

Modo de Preparar:
Pegue a pajata já esfolada pelo açougueiro e lave-a bem.Corte em pedaços com cerca de 30 cm de comprimento e depois amarre as extremidades com a pele,pique a cebola e o aipo e refogue no óleo(ou como manda a tradição na banha).Adicione o intestino e cozinhe por 10 minutos. Adicione o vinho e deixe evaporar.
Em seguida, adicione o salsa de tomate,sal e pimenta.Deixe cozinhar por cerca de duas horas em fogo baixo.
Cozinhe o macarrão,de preferencia o rigatoni,ao dente e em seguida,tempere com o molho preparado. Coloque no prato e polvilhe com queijo pecorino ralado.
Tenho certeza que é um prato que vai ficar na memoria e no coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *