Minha Itália,  Minha vida em Roma

Adeus ao Maestro e Compositor “Ennio Morricone”

Hoje a Itália e o mundo chora a perda do grande maestro e compositor romano “Ennio Morricone”.
Ennio Morricone nasceu em Roma,no dia 10 de novembro de 1928,foi um dos mais famosos compositor,músico, maestro e arranjador.
Estudou no Conservatório de Santa Cecília o mais importante conservatorio de musica em Roma,onde se formou em trompete,escreveu a música para mais de 500 filmes e séries de TV,além de obras de música contemporânea.
Sua carreira inclui uma ampla variedade de gêneros de composição, que o tornam um dos compositores de trilhas sonoras mais versáteis,prolíficos e influentes de todos os tempos.A música de Morricone já foi usada em mais de 60 filmes premiados.
Quando jovem foi arranjador da RCA,onde também ajudou a moldar o som dos anos sessenta italianos,fazendo músicas como Sapore di Sale,Il Mondo,Se Telefonando e os sucessos de Edoardo Vianello.
Desde 1946,compôs mais de 100 músicas clássicas,mas o que deu fama mundial a Morricone como compositor tem sido a música produzida para o gênero western italiano,que o levou a colaborar com diretores como Sergio Leone,Duccio Tessari e Sergio Corbucci,com títulos como a Trilogia do Dólar,Uma Arma para Ringo,O Showdown,O Grande Silêncio,O Mercenário,Meu Nome é Ninguém e a Trilogia do Tempo.
Desde os anos setenta,Morricone tornou-se um nome de destaque no cinema de Hollywood,compondo músicas para diretores americanos como John Carpenter,Brian De Palma, Barry Levinson, Mike Nichols, Oliver Stone e Quentin Tarantino. Morricone escreveu a música para vários filmes indicados ao Oscar,como Dias do Céu,Missão e Os Intocáveis
Em 2007,Morricone recebeu o prêmio honorário da Academia por suas magníficas contribuições para a arte da música cinematográfica,depois de ter sido indicado 5 vezes entre 1979 e 2001,sem nunca ter recebido o prêmio.
Em 28 de fevereiro de 2016,ele obteve seu segundo Oscar pelas trilhas do filme de Quentin Tarantino,The Hateful Eight,pelo qual ele também ganhou o Globo de Ouro.
Morricone também ganhou três Grammy Awards,quatro Globos de Ouro,seis BAFTAs,dez prêmios David di Donatello,onze Silver Ribbons,dois European Film Awards,um Golden Lion for Lifetime Achievement e um Polar Music Prize. Também vendeu mais de 70 milhões de registros.
Foi acadêmico da Academia Nacional de Santa Cecília e membro da associação Nuova Consonanza,envolvida na Itália na difusão e produção de música contemporânea.
Em 26 de fevereiro de 2016, ele foi premiado com o número 2574 na famosa Calçada da Fama de Hollywood.
Em 27 de dezembro de 2017,recebeu a honra deCavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana,segundo grau em ordem de importância.
Ennio Morricone tinha 91 anos,a causa da morte foi a fratura de um fêmur,consequência de uma queda em sua casa romana.
O funeral conforme foi informado do seu amigo e advogado da familia Giorgio Assumma,será realizado em forma privada “em relação ao sentimento de humildade que sempre inspirou os atos de sua existência”.
O mestre faleceu hoje 6 de julho na sua casa romana,com o conforto da fé,palavras do seu amigo para especificar que “Ele preservou até a último,grande lucidez e dignidade”.
Se despediu da sua amada esposa Maria,que o acompanhou com dedicação em todos os momentos de sua vida pessoal e profissional e esteve perto dele até o último suspiro,agradeceu seus filhos e netos pelo amor e carinho que lhe deram.
Quase como no final de um filme,ele também pensava naqueles que amavam sua música,dedicou uma memória comovente ao seu público,de cujo apoio afetuoso ele sempre atraiu a força de sua criatividade.
Boa viagem maestro.
R.I.P

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *