Fontes De Roma Antigas Part.2
Na primeira Parte das fontes antigas de Roma,expliquei a importância da água para os romanos e hoje venho com a segunda parte das fontes antigas da cidade de Roma.
“Ninfeo dei Licinii” erroneamente conhecido como “Templo da Minerva Medica”,é uma sala circular datada do século IV,coberta por uma cúpula,com uma bacia central na qual a água jorrou de várias estátuas circundantes.Foi incluído no “Horti Liciniani”,a vila que Gens Licinia possuía na área entre Porta Maggiore e a atual estação ferroviária da estação Termini.
“Lacus Curtius” mais do que uma fonte real,é uma área,localizada no centro do Fórum Romano,originalmente caracterizada pela presença de águas estagnadas que após um evento relatado em três versões diferentes de fontes históricas lendário,foi monumentalizado em 184 a.C e em três intervenções subsequentes com o fechamento das águas em uma espécie de tanque circular.
Além dessas fontes ainda existem mais de 10 fontes que infelizmente conhecidas apenas graças às citações,mas cuja localização é desconhecida ou não foram encontrados restos.
Mas também existem outras 12 achados arqueológicos aos quais não é possível atribuir nenhuma citação que permita uma certa identificação.
Espero que vocês tenham gostados de conhecer as mais antigas fonte de Roma